O Que é Calvície Masculina e Como Tratar

Calvície masculina, também chamada alopecia androgenética, é o tipo mais comum de perda de cabelo nos homens. Em algum momento de suas vidas, até 50% de todos os homens serão afetados pela perda de cabelo.

A calvície masculina pode ser genética, e associadas aos hormônios sexuais masculinos chamados andrógenos. Esses hormônios possuem muitas funções, uma das quais é a de regular o crescimento do cabelo.

O que causa a calvície masculina?

calvicie-masculinaCada fio de seu cabelo cresce a partir de um pequeno buraco em sua pele chamada de folículo. Normalmente, uma vertente individual de cabelo cresce por dois a seis anos, passa por uma fase de repouso durante vários meses, apos esse período ele cai, e é substituído por um novo fio de cabelo.

Com a calvície masculina, o folículo piloso torna-se menor. Cresce fios mais curtos e mais finos, e, eventualmente, deixa o cabelo crescer por completo.

A causa comum de calvície masculina padrão é a hereditariedade ( que passa de pai para filho ), e geralmente é inofensiva. No entanto, por vezes, tem causas mais graves, como certos tipos de câncer, uso de remédios ou de anabolizantes.

Consulte o seu médico se a perda de cabelo ocorre depois de tomar novos medicamentos ou quando é acompanhado por outros problemas de saúde.

Calvície masculina é diagnosticada pelo padrão de perda de cabelo. Exames podem ser realizados para descartar condições de saúde, condições fúngicas do couro cabeludo, ou distúrbios nutricionais que podem ser responsáveis pela queda de cabelo.

Condições de saúde são suspeitas quando a perda de cabelo é acompanhada por uma erupção cutânea, vermelhidão, dor, descamação do couro cabeludo, quebra do cabelo, perda de cabelo não uniforme, ou um padrão incomum de perda de cabelo. Uma biópsia da pele e testes de sangue também pode ser utilizado para diagnosticar desordens responsáveis ​​pela perda de cabelo.

Quando se inicia a calvície masculina

A queda de cabelo pode começar na sua adolescência, mas mais comumente ocorre em homens adultos com a probabilidade aumentando com o avanço da idade. A genética desempenha um grande papel. Homens que têm parentes próximos, que tenham desenvolvida a calvície estão mais propicias a ter também.

Como se inicia?

A perda de cabelo normalmente começa nas têmporas ou a coroa da cabeça. Alguns homens desenvolve um único ponto calvo, enquanto para outros o seu couro cabeludo vai recuar para formar um “M” na sua cabeça. Em alguns homens, o cabelo continuará a diminuir até que todos ou a maior parte do cabelo tenham caído.

Existe remédio para combater a calvície masculina?

Existem alguns remédios no mercado que ajudam a retardar a queda de cabelo masculina, porem , além da eficácia, a características mais marcantes desses medicamentos são seus fortes efeitos colaterais, vamos citar os dois mais conhecidos do mercado.

Minoxidil

Minoxidil-calvicie masculinaMinoxidil é um medicamento tópico aplicado no couro cabeludo. Em alguns homens, minoxidil retarda a perda de cabelo e estimula os folículos pilosos para produzir novos fios. Minoxidil leva quatro meses a um ano para começar a dar resultados. A perda de cabelo volta a ocorrer novamente quando você para de tomar a medicação.

Os possíveis e quase certeiros efeitos colaterias associados ao minoxidil incluem secura, irritação, ardor e descamação do couro cabeludo. Os efeitos secundários graves que merecem uma visita ao médico de imediato incluem:

  • ganho de peso
  • inchaço da face, mãos, tornozelos, ou do abdômen
  • dificuldade para respirar quando deitado
  •  aumento dos batimentos cardíacos
  • dor no peito

Finasterida

finasteriada-calvicie-masculinaA Finasterida é uma medicação oral que reduz a perda de cabelo em alguns homens. Ele age bloqueando a produção do hormônio masculino responsável pela perda de cabelo. Finasterida tem uma taxa de sucesso maior do que minoxidil. Quando o uso de finasterida é interrompido, sua perda de cabelo retorna.

Apesar de ser mais eficiente, também possuem os efeitos colaterais mais perigosos, incluindo a impotência sexual.

Finasterida deve ser tomado durante três meses a um ano antes que os resultados serão vistos. Se não houver crescimento do cabelo ocorre após um ano, a medicação deve ser interrompida. Os efeitos colaterais da finasterida incluem:

  • depressão
  • coceira
  • erupções
  • urticária
  • o crescimento da mama
  • inchaço da face ou lábios
  • ejaculação dolorosa
  • dor nos testículos
  • dificuldades em conseguir uma ereção ( impotência sexual )

A finasterida pode causar câncer de mama, embora seja raro, portanto, qualquer dor na mama ou nódulos devem ser avaliados imediatamente. Finasterida pode afetar os testes Prostático Específico usado para detectar o câncer de próstata. O medicamento reduz os níveis de PSA, o que causa interferência nas leituras normais. Qualquer aumento nos níveis de PSA quando tomar finasterida deve ser avaliado para o câncer de próstata.

Tratamentos naturais

follixinFelizmente a medicina alternativa vem crescendo e produzindo alternativas tão ou mais eficazes do que os fármacos. Uma dessas indústrias é a de nutricosméticos, também conhecido como “cápsulas da beleza”.

No caso da calvície masculina, foi lançado recentemente no mercado o produto sensação no combate a queda de cabelos, o suplemento natural Follixin.

Follixin possui uma formula patenteada, composta de minerais e vitaminas necessários para o organismo produzir novos fios de cabelos, além de atuar na desobstrução dos folículos pilosos.

Sua formula é tão eficiente que a Healwheel do Brasil, fabricante do produto dá uma garantia de 90 dias. Onde se você não ficar satisfeito com os resultados apresentados a empresa devolve seu dinheiro.

Essa opção é a melhor disponível no mercado se você quer tratar da calvície, não perca tempo, visite esse artigo e saiba mais sobre esse suplemento natural.

Qualquer duvida, criticas ou sugestão, deixe no campo de comentários abaixo.

Deixe um comentário